O verdadeiro Rei Leão

Texto por: Theo Grothe Mees

No filme Rei Leão, nas terras de um Reino Animal não humano, localizado no continente Africano, um leão denominado Mufasa comanda os animais como seu rei. O personagem é um leão saudável, de juba densa e avermelhada, impondo respeito e poder em seu reinado. Mufasa possui um irmão mais novo, denominado Scar, considerado mais fraco, magro e desenvolvido como arrogante e invejoso.  Scar possui uma aparência mais anêmica, devido a falta de comida em sua região, adornada por uma juba densa e escura de cor preta. 

Sabemos que a história é somente uma animação onde não devem ser considerados aspectos biológicos verdadeiros em sua construção, considerando, por exemplo, que no filme leões e suas presas compartilham os mesmos espaços de maneira amigável. Porém, caso fossemos aplicar conceitos biológicos realistas aos irmãos do longa metragem, qual deles seria considerado o verdadeiro Rei Leão?

A juba do leão africano (Panthera leo) é um traço altamente variável que reflete e representa a condição física dos machos e a temperatura ambiente, podendo ir de loiro claro a preto e podendo ter até 30 cm de comprimento, assim como demonstrado no próprio desenho Rei leão.

Ao longo do tempo, diferentes pesquisas utilizando desde análise de banco de dados já existentes até pesquisas de campo utilizando modelos inanimados de leões demonstraram a importância da cor e do comprimento das jubas para os leões e seu futuro dentro de uma coalizão (grupos de leões). Os estudos citados examinavam as consequências da variação da juba em relação ao comportamento de leões machos e fêmeas.

Para demonstrar os efeitos dessas variações das jubas, a equipe responsável por uma pesquisa realizada no Parque Nacional do Serengeti, Tanzânia, posicionou pares de leões de brinquedo em tamanho real com diferentes tipos de jubas perto de machos e fêmeas, e monitoraram a reação dos animais aos potenciais “intrusos”. Em todos os casos, os machos preferiram aproximar-se dos manequins com jubas mais claras, leves, curtas e menos desgrenhadas. Porém as fêmeas fizeram o oposto. Elas preferiram se aproximar dos machos com jubas escuras e cheias, sugerindo que são uma melhor aposta como companheiros, mostrando a importância da juba para seleção sexual e o desenvolvimento de futuros Simbas. 

Em seguida, nesta mesma pesquisa, foram analisados dados sobre amostras de sangue de diversos machos. Nestas análises, foram encontradas fortes correlações entre os níveis de testosterona no sangue e a cor da juba, onde a cor escura tende a ser encontrada em machos com alto níveis de testosterona. Esse é outro fato que explica a preferência de fêmeas por machos de juba escurecida e o fato de outros leões se sentirem intimidados pelos mesmos, já que o hormônio possui um importante papel na seleção sexual e na agressividade/desenvolvimento do macho.  

Resumidamente, podemos concluir que a escuridão da juba influencia tanto a escolha feminina como a competição entre indivíduos machos. 

Outra característica dos leões de crina escura é que os mesmos são aparentemente mais quentes do que os animais “loiros”, devido aos pêlos escuros serem mais grossos e absorverem mais o calor. O calor excessivo afeta o processo de produção do esperma, onde uma reanálise do estudo revelou que uma grande proporção de espermatozóides de machos de juba escura é anormal.  Sendo assim, se apenas os melhores leões podem suportar os custos associados a produção deficiente de espermatozoides, uma crina escura deve ser um verdadeiro indicador de qualidade, não é? 

Já sobre o comprimento da juba, a sensibilidade dos leões em relação a esta variável é devido ao fato de que machos mais fracos e feridos possuem jubas mais curtas, arrancadas em batalhas e associadas a derrotas em combate. Jubas mais longas sinalizam então o sucesso em enfrentamentos e só parecem influenciar a avaliação masculina. 

Aplicando esses fatores biológicos ao filme e comparando ambos os irmãos, Mufasa realmente seria o Rei Leão?  Como dito anteriormente, a juba de Scar é longa de cor preta, então não seria ele o mais apto ao papel de suposto “Rei”? 

Fonte: Disney

Nessa brincadeira de aplicar conceitos e conhecimentos reais dentro de animações que “simulam” a vida animal, quais seriam as diferenças significativas apresentadas dentro dos famosos clássicos animados? E considerando o Rei Leão? Scar seria o governante supremo ao final do filme? Estariam Mufasa E Simba, ambos mortos? Ou Simba nem existiria, já que supostamente Scar seria o parceiro ideal para as fêmeas considerando a seleção sexual? 

A criação de diferentes narrativas baseados em metragens, ou mídias em um geral já amplamente conhecidas, são ótimas formas de dispersão de ciência, utilizando o lúdico para se aplicar a realidade, trazendo o conhecimento de maneira divertida tanto para os adultos que acompanharam o lançamento desses filmes, quanto para crianças que serão introduzidas para tais. Sendo assim, você leitor também pode pensar cientificamente sobre os seus filmes favoritos, pesquisando sobre seus tópicos ou cenas principais e lembrando que nem sempre o senso comum é condizente com a realidade. Alguns filmes que também podem passar por essa mesma análise de animação vs. realidade são, por exemplo, Vida de Inseto, A Era do Gelo, Irmão Urso, Procurando Nemo, Happy Feet, entre muitos outros. 

E por último, mas não menos importante: Vida longa ao Rei (quem quer que ele seja). 

Referências

https://www.newscientist.com/article/dn2710-lionesses-go-for-dark-flowing-manes/

https://www.reed.edu/biology/courses/BIO342/2014_syllabus_old/2014_readings/West_2005_lion.pdf

http://www.cbs.umn.edu/sites/default/files/public/downloads/Sexual_selection_temperature_and_the_lions_mane.pdf 

Deixe um comentário